
Uma boa solução ?
Sim, mas...
Um parque eólico ou usina eólica é um espaço, terrestre ou marítimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia eléctrica.
Para a construção desses parques é necessário a realização de EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) pois a sua má localização pode causar impactos negativos como a morte de aves e a poluição sonora, já que as hélices produzem um zumbido constante. Os fabricantes, no entanto, alegam que os modelos mais recentes não geram mais ruído que o próprio vento que gira as turbinas, por não usarem mais engrenagens no acoplamento entre a turbina e o gerador. (Wikipédia)
E o impacto visual?
Parece não ter sido considerado. No entanto, se os geradores forem colocados em linha (como na imagem), em vez de grupos estrategicamente distanciados entre si, teremos um futuro comprometedor do nosso horizonte visual, que nos poderá por a cabeça a "andar à roda"!
1 comentário:
Ultimamente, as turbinas eólicas já não produzem muito ruído, acabando por não produzir poluição sonora. Quanto ao aspecto visual, há coisas muito menos apelativas e mais inúteis por este país e que continuam "em pé", sendo as centrais eólicas uma boa causa.
Ainda assim, boa iniciativa, a construção de um blog sobre assuntos ambientais!
Conto com a tua visita ao nosso blog.
Enviar um comentário