30/03/2008

Camionagem de passageiros, sem passageiros.


Todos podemos verificar que aos centros e dos centros das
cidades chegam e partem diariamente demasiadas carreiras de camionetas de passageiros de Empresas Privadas vazias, ou quase, muitas vezes sem um único passageiro.
Serviço inglório, com graves consequências ambientais e para a saúde pública, quer pelo ruído destes monstros rolantes movidos a potentes motores "diesel", quer pela emissão de gases tóxicos, além da obstrução provocada pela sua circulação praticamente inútil.
Há muitos anos que assim funciona e ninguém, com um pouco de bom senso, se "atreve" a pôr cobro a isto, porque será? Que poderes estarão por trás deste absurdo?

Energia eólica



Uma boa solução ?
Sim, mas...


Um parque eólico ou usina eólica é um espaço, terrestre ou marítimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia eléctrica.
Para a construção desses parques é necessário a realização de EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) pois a sua má localização pode causar impactos negativos como a morte de aves e a poluição sonora, já que as hélices produzem um zumbido constante. Os fabricantes, no entanto, alegam que os modelos mais recentes não geram mais ruído que o próprio vento que gira as turbinas, por não usarem mais engrenagens no acoplamento entre a turbina e o gerador. (Wikipédia)

E o impacto visual?
Parece não ter sido considerado. No entanto, se os geradores forem colocados em linha (como na imagem), em vez de grupos estrategicamente distanciados entre si, teremos um futuro comprometedor do nosso horizonte visual, que nos poderá por a cabeça a "andar à roda"!